Programa “Jovem + Digital”

Foi publicada a Portaria  250-A/2020, a 23 de Outubro, que criou o Programa  “Jovem + Digital”.

Tem como objeto formação  para a aquisição de competências  na área digital,  de forma  a reforçar a qualidade, a eficácia e a agilidade da formação  e de qualificação  profissionais  e que visa a aquisição  pelos jovens adultos  de competências específicas na área digital.

Os destinatários do programa  são os jovens adultos  com idade igual  ou superior  a 18 anos e menor  ou igual a 35 anos, inscritos no  IEFP. I.P.,como desempregados, com habilitações de nível secundário ou superior, regra geral,  podendo ainda candidatar-se  outros que não tenham concluído o ano terminal  do ciclo formativo de  nível secundário ou estejam a realizar processos  de reconhecimento, validação e certificação de competências  a nível secundário.

O programa enquadra-se na área digital e integra  o Catálogo Nacional de  Qualificações, podendo as ações  serem presenciais ou à distância, com grupos de formação entre os  15 e 30 formandos.

Compete dar formação  à Rede de Centros  do IEFP, I.P.,  e entidades formadoras certificadas  pela DGERT e outras,  podendo ser formadores os detentores de certificados  de competências pedagógicas ou equivalentes.

Como direitos os formandos  têm a formação, recusa  da realização de atividades  que não se insiram no objeto do percurso de formação, usufruir dos apoios previstos  e beneficiar de um seguro contra acidentes.

E como deveres,  manter desempenho individual, frequentar com assiduidade a formação, tratar com correção  os intervenientes no processo, guardar lealdade à entidade formadora e cumprir os demais deveres legais e contratuais.

A formação é objeto  de certificação no âmbito  do Sistema  Nacional  de Qualificações, através do Sigo, com a emissão de certificado.

O financiamento  é comunitário e nacional, sendo a sua gestão e o acompanhamento do IEFP, I.P..

Trata-se de um programa de enorme utilidade  no presente e futuro, uma vez que  já vivemos e cada vez  mais o mundo digital.

E quem não tiver possibilidade  de trabalhar nesse mundo,  não terá futuro assegurado.