Sabe se está na “lista negra” do Banco de Portugal?

Chamamos-lhe “lista negra”, mas o nome oficial deste registo é Central de Responsabilidades de Crédito (CRC), onde constam os nomes de todos os portugueses que pediram empréstimos aos bancos nos últimos 5 anos, bem como o estado desses empréstimos: se estão a ser pagos, se já foram liquidados, se estão em atraso ou se até tiveram de ser renegociados ou abatidos ao ativo.

Inclui ainda responsabilidades potenciais, ou seja montantes não utilizados do plafond do cartão de crédito, linhas de crédito contratadas, fianças e avais.

Os bancos alimentam diariamente esta lista, comunicando ao regulador o estado dos seus créditos, e é possível o seu acesso online, podendo, assim, todas as instituições bancárias conhecer o historial dos clientes antes de lhes concederem um crédito.

Todas as pessoas com responsabilidades financeiras têm um registo na CRC. Mas estar na lista negra significa que na CRC consta a informação de que tem empréstimos em incumprimento. E isso sim é problemático.

Assim, graças à lista negra do Banco de Portugal, os bancos sabem se os clientes são bons ou maus pagadores, determinando o grau de risco que assumem ao concederem-lhes crédito, sendo com base neste risco que vão calcular, entre outras coisas, o spread associado aos empréstimos.

Para além de que, se tiver créditos em incumprimento, ou seja estiver de facto na “lista negra”, será difícil, para não dizer impossível, obter novos financiamentos junto das entidades financeiras.

Estou na lista negra do Banco de Portugal? E agora?

Esta é a pergunta que se pode estar a fazer, estando a resposta está ao alcance de poucos cliques. Basta ir ao site da Central de Responsabilidades de Crédito, autenticar-se com as credenciais de acesso ao Portal das Finanças (ou com o Cartão de Cidadão, se tiver leitor)e, de seguida, escolher o período de tempo que quer consultar (se quiser o registo total, não escolha período nenhum).

O sistema irá  criar um ficheiro PDF com o seu Mapa de Responsabilidades de Crédito, ou seja, o descritivo de todos os créditos que contraiu nos últimos anos e o estado em que cada um se encontra.

A consulta do mapa é possível tanto para particulares como para empresas, para além de consultar a lista online, pode sempre pedir a informação diretamente ao Banco de Portugal ou ao seu banco, que tem acesso a estes registos.

Como posso sair da “lista negra” do Banco de Portugal?

Ter o nome na lista negra do Banco de Portugal significa perder o acesso a novos créditos, independentemente do banco a quem pedir o dinheiro. Se o seu nome está na lista negra do Banco de Portugal, só há uma coisa a fazer: regularizar todas as suas dívidas pendentes. 

Para esse efeito, pode pedir ao banco onde tem as suas dívidas para renegociar os seus créditos ou pagar as prestações em falta ou, em último caso, pedir a insolvência pessoal.

Enquanto não regularizar a sua situação, o seu nome fica na “lista negra” do Banco de Portugal, e, mesmo que renegoceie o crédito com o banco, o seu nome irá permanecer na lista (só que, em vez de ter créditos em atraso, vai ter créditos registados como renegociados).

Artigos relacionados

A Lei Adaptada ao Novo Normal do Mundo do Trabalho

Teletrabalho Obrigatório: Conheça as Novas Regras

Pode-se Afirmar que a Pandemia Provocou Alterações no Direito Laboral?