Linha de Crédito de Apoio à Produção

A partir desta quinta-feira, dia 17 de março, está disponível uma nova linha de crédito de “Apoio à Produção”, destinada a empresas que operam na indústria transformadora e nos transportes, especificamente na produção de bens alimentares de primeira necessidade, cuja cadeia de abastecimento está particularmente exposta ao contexto internacional.

Esta linha pretende apoiar as necessidades adicionais de liquidez das empresas em face da subida de custos das matérias-primas, energia e da disrupção nas cadeias de abastecimento provocadas pela Guerra na Ucrânia.

Podem ser beneficiárias as empresas que cumpram pelo menos um dos destes três requisitos:

  • empresas para as quais os custos de energia representam mais de 20% dos custos de produção;
  • empresas que tenham tido, nos últimos tempos, um aumento de custo de mercadorias vendidas e consumidas superior a 20%;
  • empresas com uma quebra de faturação operacional igual a 15% quando resulta da redução de encomendas ou escassez e dificuldade de obtenção de matérias primas.

A medida possui uma dotação de 400 milhões de euros, cobertura de 70% do crédito, num prazo até 8 anos, com 12 meses de carência de capital, um spread que varia entre 1,25% a 2,5% e encontra-se disponível junto das instituições bancárias aderentes.

O presente documento possui informação prestada de forma geral e abstrata, não devendo servir de base para qualquer tomada de decisão sem assistência profissional qualificada e dirigida ao caso concreto. Caso deseje obter esclarecimentos adicionais sobre este tema contacte a CCM Advogados (geral@ccmadvogados.com).

Artigos relacionados

OE 2021: O que vai afinal mudar na vida das famílias?

Medidas Excecionais e Temporárias: Flexibilização das Obrigações Fiscais e Contributivas

Ivaucher – Seu Objecto e Benefícios