NA SENDA DO CONHECIMENTO
A CCM Advogados e a sua parceira Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras e Celorico de Basto, realizaram em 25 de Maio de 2022, um Workshop subordinado aos temas “Novos desafios laborais, privacidade e cibersegurança”.
O Presidente da Associação, Senhor Hernâni Costa, abriu o evento, e depois de ter saudado todos os presentes, teceu considerações adequadas à realidade económica actual e agradeceu à CCM-Advogados a realização de mais um Workshop, de forma gratuita e até altruísta, que muito contribui para o bom desempenho das empresas.
De seguida passou a palavra ao Dr. Clementino Cunha, advogado e sócio da Sociedade de Advogados, Clementino Cunha E Associados, SP RL, que também depois de saudar os presentes, dirigiu-se ao Senhor Presidente, agradecendo as suas palavras e dizendo que a CCM-Advogados está sempre com a parceira Associação Empresarial a organizar Workshops que tragam aos Associados e a outros conhecimento e saber, para que melhor possam liderar as suas Organizações.
Discorreu depois, o Senhor Dr. Clementino Cunha, em síntese, sobre os temas que iam ser tratados pelos Oradores convidados, dizendo que todos os temas são actuais, que precisam de ser conhecidos para que todos, colaboradores e líderes das empresas, adquiram conhecimento em matérias tão necessárias ao bom desempenho das suas funções.
Logo no tocante ao primeiro painel “o teletrabalho e os seus novos desafios”, referiu que a oradora, Dr.ª Ana Cunha, da CCM-Advogados, iria falar do “Novo Regime Jurídico do Teletrabalho”, que entrou em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2022, das “novas obrigações técnicas e organizativas de direcção e controlo do teletrabalho”, e por fim “contratação de trabalhadores estrangeiros, seus requisitos legais, procedimentos e documentação”.
Avançou-se para o segundo painel, tendo como orador o Dr. António Madureira e como tema “os impactos no mercado único digital”.
E que iria falar da dependência digital, sobretudo daquela que se prende com as empresas, com respostas muito positivas, até imprescindíveis para o seu desenvolvimento, mas também com riscos elevados, continuando com as novas oportunidades de negócio e dos seus riscos, e finalizando com “odigital numa óptica segura”.
Por último, o painel sobre o tema “os riscos cibernéticos nas organizações”, subdividido em subtemas, o primeiro “cibersegurança – estamos preparados para um ciberataque?”, seguindo-se a “tipologia de ataques” e “como mitigar um ciberataque”.
Como o tempo já era escasso, de imediato o Dr. Clementino Cunha introduziu a primeira oradora, Dr.ª Ana Cunha, que em tempo curto discorreu de forma excelente sobre o tema do primeiro painel.
De seguida deu a palavra ao Dr. António Madureira, que também apresentou o seu temo de forma brilhante, prática, concisa e concreta.
Por último, o Dr. Fernando Amorim falou dos riscos cibernéticos nas Organizações, tendo esmiuçado a matéria de forma exemplar e com um conhecimento profundo, que agradou a todos os presentes.
Seguiu-se o momento do público, tendo o Dr. Clementino Cunha pedido que fossem colocadas boas questões, para se obter boas respostas, o que foi seguido pelos presentes, na colocação aos oradores de questões totalmente pertinentes e que receberam destes respostas adequadas e satisfatórias.
Por fim, o Dr. Clementino Cunha aproveitou a ocasião para agradecer à parceira Associação Empresarial de Fafe, Cabeceiras e Celorico de Basto, bem como aos oradores a excelência das suas lições, à CCM Advogados por ter contribuído, mais uma vez e de forma elevadíssima, para o conhecimento e saber das Organizações, e no final dirigiu-se ao público, congratulando-se com a sua presença e agradecendo-lhe a disponibilidade do tempo que, em vez de ser uma perda, corresponde a um ganho enorme, pois o conhecimento que adquiriram ajudá-los-á a dirigir e gerir muito melhor as suas Organizações.
E ao cair do pano, referiu que este Workshop foi mais um, não o último, mas a continuação e anúncio de outros.
A CCM Advogados e a sua parceira, Associação Empresarial, são Organizações sempre em actividade e disponíveis para espalhar conhecimento que ajude as Empresas, Instituições e todas as Organizações a melhor produzirem, criar riqueza e possibilitar uma longa primavera de desenvolvimento.
Despediu-se dos presentes com um até à proxima.