Continuamos no Caminho do Conhecimento

A CCM Advogados – Clementino Cunha e Associados, em parceria com a Associação empresarial de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto, realizou um workshop subordinado ao tema “Medidas para a Recuperação Económica das Organizações”.

Com a sala bem cheia de participantes, o senhor presidente da Associação abriu os trabalhos; começou por saudar todos os presentes, agradeceu à CCM Advogados a realização de mais este workshop e continuou o seu discurso focando-se nas dificuldades das empresas, sobretudo na mão de obra e capital.

Entregou de seguida a orientação dos trabalhos ao sócio administrador da CCM Advogados, Dr. Clementino Cunha, que também depois de saudar os presentes, agradeceu à Associação Empresarial o prestimoso contributo para que fosse possível a realização do workshop e enalteceu os oradores ao assumirem a difícil tarefa de preparar os temas do workshop.

Fez uma breve apresentação dos temas que iriam ser tratados com o saber e o conhecimento dos oradores.

E como na oportunidade referia, a introdução tinha de ser sintética pois a intervenção dos oradores tinha de começar, tanto mais que o tempo era pouco e pertencia-lhes.

Assim, chamou a intervir a Dra. Paula Martins Cunha, advogada sócia da CCM Advogados, para expor o primeiro tema do workshop “Recuperação económica e capitalização empresarial”.

Aquela oradora, cumprindo rigorosamente o tempo que lhe foi disponibilizado, começou por abordar o Fundo de Capitalização e Resiliência, passou depois ao Programa Reforçar e concluiu com a sua apreciação sobre a forma como tem sido gerida a “Recuperação Económica e Capitalização Empresarial”.

Muita prática, concreta e explícita, apesar de tema bem difícil, todos os presentes conseguiram acompanhar a explicação e chegaram ao fim com mais saber.

Seguiu-se o segundo tema do workshop, tendo como orador o Dr. Hélder Morais, parceiro da CCM Advogados, reputado ROC e CC, com provas dadas nas empresas onde presta os seus serviços.

O seu tema, “Gestão do fim das moratórias de crédito pelas empresas”, que tratou de forma muito prática, aliás, servindo-se da sua experiência profissional, o que lhe permitiu dar exemplos e manter os presentes bem atentos, foi subdividido em duas partes, tendo primeiro abordado as moratórias de crédito e como funcionam, para de seguida falar do programa retomar e concluir por outra solução, o FEI, que considera melhor e mais adequada às empresas, por ser menos burocrática, mais acessível e bem aceite pela Banca.

O tema que no início não prometia despertar o interesse acrescido dos presentes, foi escutado com toda a atenção e conseguiu o nosso orador cativar o público, passar-lhe os conhecimentos e deixá-lo com mais soluções para vencerem a crise.

Por último, o Dr. Mário Castro Martins, associado da CCM Advogados, falou da “Organização dos serviços de cobrança”, e fê-lo de uma forma assertiva, lógica, prática e fácil que cativou todos os presentes que o escutaram com toda a atenção e interesse.

Realçando a importância do controlo do crédito e da sua cobrança, fez com que todos os presentes o seguissem no caminho que deve ser adotado para que seja bem gerido este segmento tão importante para o sucesso das Organizações, convencidos pelos benefícios que a boa cobrança tem para a capitalização e sucesso daquelas.

Findas as intervenções dos oradores, abriu-se o segmento destinado ao debate, com questões que foram colocadas pelos presentes àqueles e seguiu-se o encerramento.

Na oportunidade, o Dr. Clementino Cunha começou por agradecer à Associação Empresarial, nas pessoas do seu Presidente e Diretor Geral, por ter participado em mais uma jornada de formação, destinada à estabilização, competitividade e inovação das Organizações, dizendo que estas não podem parar e que o seu crescimento só ocorre se tiverem mais conhecimento.

Também agradeceu à CCM Advogados por ter participado, associando-se e contribuindo para a realização do workshop, tratando temas tão difíceis, mas muito precisos para que ao partilhar o saber as Organizações possam ir mais além.

Continuou agradecendo aos oradores, dizendo-lhes do apreço e admiração pelo saber que demonstraram e incentivando-os para que continuem a ser arautos do conhecimento, para que no meio de tanta crise alguém esteja preparado para dar conforto e que sirva de guia para o sucesso.

Terminou com o agradecimento ao público, que teve a sabedoria de parar a atividade diária e estar presente para aprender e ser melhor na condução das suas empresas, contribuindo para o seu sucesso.

E mesmo a acabar, referiu que a CCM Advogados irá continuar à procura do saber, do conhecimento, para partilhar e contribuir para o êxito das Organizações.

Terminou dizendo que “somos assim, queremos sempre mais, sabendo que o nosso e o vosso destino é sermos vencedores”.

E assim finalizou mais um workshop em que todos estiveram bem e foram atores.

O nosso obrigado e até à próxima.

Artigos relacionados

Desafios, Tendências e Gestão de Risco de Cibersegurança

ENCERRAMENTO DO ANO JUDICIAL DE 2019/2020 DA CCM-ADVOGADOS – CLEMENTINO CUNHA E ASSOCIADOS

WEBINAR: AS ORGANIZAÇÕES, OS NEGÓCIOS E OS CONTRATOS NO CONTEXTO DE COVID-19