Como Reinventar as Organizações em Tempos de Pandemia

Períodos como o que estamos a viver servem para parar e pensar. E, depois disso, agir.

Como estamos a actuar no mercado? Com quem? Para quem? Qual o motivo? Qual o preço? É nesse sentido que devemos prosseguir?

Num momento em que os países procuram preparar-se para começar a gerir ou começar a gerir os impactos da pandemia, muitas empresas desempenham ativamente as suas responsabilidades diante dos seus profissionais e da sociedade.

 

Como protagonistas da economia e do ambiente de negócios, as organizações têm como responsabilidades básicas a boa condução dos negócios e o cuidado com os seus trabalhadores.

 

É inquestionável que a pandemia trouxe desafios do ponto de vista empresarial, como mudanças de comportamento dos clientes, que agora são mais exigentes, não apenas com o produto/serviço, mas também com a experiência positiva na compra/aquisição de serviço: “Quando o cliente muda, o mercado muda”.

 

Por isso, pode dizer-se que a crise, apesar de limitar as relações humanas no meio físico, desafiou o empresário a criar laços humanos por meio da tecnologia, pelo que cremos que no pós-pandemia, as empresas tendem a sair mais tecnológicas, sendo, indiscutivelmente, um dos legados da pandemia o uso da tecnologia para a criação e manutenção de conexões entre as pessoas.

 

E ao nível das empresas entre si, que tipo de operações podem vir a acontecer?

As empresas estão a sentir uma grande necessidade de se reinventarem, particularmente nas áreas da Economia que têm sido mais abaladas. Pelo que, as oportunidades de consolidação estão aí, com muito espaço de progressão, e por isso operações de M&A (fusões, aquisições e reestruturação de grupos) crescerão de intensidade.

 

Ainda não há uma previsão de quando a pandemia chegará ao fim. Por isso, é preciso adaptar, criar e até reinventar. Ver o que pode ser feito para manter o negócio ou mesmo para desenvolver um novo. Afinal, é nos momentos de crise que, por vezes, surgem as melhores oportunidades.

 

Em tempos de crise a CCMadvogados é uma equipa com rosto, capaz de o ajudar passo a passo, na criação de soluções de negócio que vão para além do esperado.

Contacte-nos, estamos aqui por si e para si.